Vamos descobrir porque os Parisienses acham o estilo de vida deles o melhor do mundo!

Eu e Leonardo chegamos aqui em Paris no dia 12 de Junho de 2005 (Dia dos Namorados no Brasil) e, apesar jà termos visitado a cidade algumas vezes, não deixamos de nos impressionar com o seu astral e beleza. Moramos em diversos bairros durante 3 anos e meio e recentemente nos mudamos para os arredores de Paris, numa pacata cidade chamada Verneuil sur Seine. Estamos fora do Brasil desde junho de 2004 e desde então jà moramos em 4 paì­ses (Roma/Itàlia, Amsterdam/Holanda e Varsòvia/Polônia). Com a gente mora nossa filha Isabelle, umas das muitas felicidades que esse séjour na França nos deu. Frutos desse belo séjour na Europa também são os nossos lindos gatinhos: Tyskie, Merlot, Charbon, Sweetie, Dallas (Dalllinhas!), Daiquiri e Marie, todos da raça Maine Coon. Somos atualmente criadores de gatos dessa raça e nosso site é o www.mainecoonsauvages.fr. Somos muito felizes aqui, de bem com a vida, com os franceses e com as demais culturas que nos rodeiam. Ninguém é melhor do que ninguém e somos humildes o suficiente para reconhecer isso e entender/ respeitar a diferença - algo que todos reclamam não receber, mas que a maioria nunca deu em troca. E felizemente somos rodeados de pessoas que compartilham dessa mesma felicidade, pessoas que fazem do lugar onde estão a sua casa e vivem em paz. Somos responsàveis pelas nossas escolhas e por isso vivemos em paz com o que queremos e escolhemos. Pessoas de bem e felizes são sempre bemvindas no nosso blog e na nossa vida. Rancor, amargura, raiva e sequelas não são o tema desse blog e quem nos acompanha hà tempos jà percebeu isso. Portanto, have some fun! ;-)

mardi, octobre 25, 2005

Champagne - Épernay


Estava frio, mas o céu estava limpo na maior parte do tempo. As plantações são gigantes, vão até onde os olhos conseguem ver...

lundi, octobre 24, 2005

Champagne - Épernay


No final de semana do dia 21/10 fomos a região de Champagne... a estrada até Épernay, onde ficam as principais Caves, vemos os campos verdinhos de plantação das uvas usadas na preparação do Champagne.

mardi, octobre 18, 2005

Encontramos a Bia!


No mesmo final de semana, encontramos a Bia no sábado. Ela trabalhou com a gente na Lucent do Brasil e que agora está morando em Londres... sorte dela, não? Londres também é linda! E foi ótimo revê-la... tomamos vários chopinhos e o dia estava lindo!

lundi, octobre 17, 2005

Tyskie


E quando chegamos em casa... advinha quem estava nos esperando? Isso é jeito de dormir???

Tour D'Argent


Do outro lado do rio, na cobertura desse Hotel, fica um dos restaurantes mais chiques e caros de Paris, o Tour D'Argent. Ainda não fomos, mas quem sabe um dia?

Passeio pela Ile de St-Louis


Notredame e a Ile de la Cité.

Passeio pela Ile de St-Louis


Essa plantinha aí se chama Xu! Mas na verdade se escreve Chou (x) e é como um repolho, só que vem de Bruxelas...

Passeio pela Ile de St-Louis


Esse é um dos prédios de frente para o Sena, na Ile de St-Louis. No meio, segundo andar, tem uma varanda comum, com mesinhas, muito agradável. Esse estilo de prédio é um barato.

Passeio pela Ile de St-Louis


Leonardo e nossos amigos, Dalila (BRA) e Fabien (FR).

Passeio pela Ile de St-Louis


Depois de tanto sorvete, demos uma volta na Ile de St-Louis, passando pelo Sena, ao entardecer.

Amorino na Ile de St-Louis

Amorino


Eles tem um jeito especial de colocar o sorvete na casquinha: em forma de rosa. Desse jeito você come dois sabores, sem que eles se misturem. Eu comi de manga e de chocolate... o de manga é divino! E o de chocolate, nem se fala. É super cremoso (bem mais que o da Berthillon) e consistente, sem ser articial.

Amorino, o melhor sorvete do MUNDO!


Domingão, tarde de sol ... fomos passear e tomar o melhor sorvete de Paris, que é... Italiano! Se chama Amorino (http://www.amorino.fr/) e tem várias filiais em Paris. Aqui ele é bem famoso e caro, mas vale muito à pena... Fomos na loja da Ile St-Louis.

Da margem do Sena, em frente ao D'Orsay, dá pra ver a Sacre Coeur... Eu nunca havia notado, olha o pontinho branco, iluminado, no meio da foto, à esquerda do Louvre.

D'Orsay, Eiffel...


Atravessando a rua lá está o D'Orsay, deitado às margens do Sena, com nossa Magestade Eiffel ao fundo...

Do Louvre ao D'Orsay


Como na maior parte dos países Europeus, o processo de "anoitecer" é bem mais lento e demorado do que nos países abaixo do Equador. Isso significa que o sol demora bastante a se pôr (antes do inverno, é claro) e você tem, das 17 horas até 19hs (atualmente) ou mesmo até 22hs (no verão), uma infinidade de cores e luminosidades diferentes no céu até que escureça por completo. Para quem gosta de fotografia, isso é uma beleza. Você capta luzes bem diferentes, o céu fica em degradé e com cores que mudam de acordo com a hora e também de acordo com a luz artificial das ruas. Claro que isso também acontece no Brasil, mas a diferença é que o sol se põe em 20 minutos ao invés de 3 horas e você aproveita menos, tem menos oportunidade de captar diferentes tons... eu adoro pegar o fim de tarde e andar até anoitecer. Essa aí foi na saída do Louvre, com a lateral do Museu e o Sena do outro lado.

Louvre by Night


Na saída já estava de noite e pude tirar umas fotos da pirâmide iluminada...

Louvre - Salas de Antiguidades Orientais


Eu já havia visitado a parte Etrusca, Egípcia e Grega/ Romana. Mas desta vez fui em outras as salas, inclusive Oriente Médio, e fiquei impressionada com as antiguidades da Assíria, Iran, Palestina, Siria... as peças são muito bonitas e algumas, gigantes, como essa escultura do Touro Alado com cabeça Humana, do séc. 8 a.C., da Assíria.

Louvre


Eu estava no segundo andar do pavilhão Sully, que é todo dedicado à pintores franceses e onde você encontra não só arte Renascentista ou anterior, mas também Degas, Monet, Manet, Sisley... enfim, pintores mais moderninhos. Claro que o Museu que mais tem autores Impressionistas é mesmo o D'Orsay, mas o Louvre também tem algo interessante. Lá embaixo fica o pavilhão das esculturas francesas.

Louvre


Essa aí tirei de dentro do Louvre, pegando o pátio externo e a entrada principal. O prédio do Museu em sí já é um barato, este dia me rendeu fotos bem bonitas.

Tuileries


Olha que céu azul! De Tuileries, fui para o Louvre. Toda sexta-feira, após às 18 horas, a entrada é mais barata e de graça para quem tem menos de 26 anos. Para quem já foi ao Louvre com calma e quer voltar apenas para ver algo a mais (que sempre tem!), é muito bom. Ainda tem algumas salas que não conheço ou que passei rápido e que gostaria de voltar. Neste dia fui às salas de Pinturas Francesas e Oriente Médio.

Outono...


O Outono já chegou aqui, mas apesar de ter feito algumas semanas sem sol e com friozinho, o sol voltou semana passada. Não está calor, mas a temperatura está bem agradável e os dias, bem bonitos e claros. Como o frio de verdade ainda não chegou, ainda dá para fazer longas caminhadas e encontrar tudo florido e verde. Sexta-feira passada andei do D'Orsay até o Louvre, passando por um pedaçinho de Tuileries, que estava lindo e florido como se fosse verão. Era fim de tarde, o sol estava se pondo, o Sena iluminado... realmente esta cidade é muito bonita.

vendredi, octobre 14, 2005

Tyskie, o dorminhoco!


Não é lindo o nosso bebê?

Chambord visto de cima

Chambord, visto de longe.

Cidade de Amboise, próximo à Chambord.


Minha sister Bi Linda!

Chambord!


Existe uma sala com troféus feitos por designs famosos e que representam um protesto contra a matança de animais e uma crítica à grandes marcas que fazem uso desses animais. Tem Macdonald's, Gucci, Coca-Cola... nenhum deles tem título ou qualquer placa dizendo à quem eles criticam, mas os designs são explícitos. Adivinha de qual marca desse aí!

Chambord!


Umas das torre do castelo...

Chambord!


Vista da propriedade...

Chambord!


Essa é uma obra de arte-protesto contra a caça... numa das salas, você entra e vê cenas de animais sendo caçados em 3D, com som e efeitos assustadores.

Chambord!


Esse é um dos quartos com animais empalhados que eu falei... estranho, né?

Chambord!


Enquanto nós subimos por um lago, Bi & Ju foram pelo outro e propositalmente os 4 paramos numas das janelinhas internas que é onde dá pra perceber que na verdade, são duas escadas entrelaçadas e não só uma, mas que não se cruzam. Mas quem não sabe e passa direto, tem a impressão de que é uma escada só e de que vai cruzar em algum momento com a pessoa que passa do outro lado.

Chambord!


As famosas escadas... desde ângulo não dá pra ver, mas existem 2 fileiras em forma de caracol que não se cruzam.

Chambord!


Os agarradinhos...

Chambord!


Eu, toda blê-blê-blê, como diz uma amiga minha, a Aline...

Chambord!


Fomos à Chambord quando minha irmã ainda estava aqui. Estava um tempinho ruim, meio chuvoso, mas conseguimos entrar no Castelo e foi legal, porém estranho. O Chambord pertencia à uma família que promovia grandes caçadas e por isso parte do castelo é dedicada à animais empalhados, troféis de caça e também arte moderna simbolizando o protesto contra a caça de animais selvagens como esporte ou contra o uso indiscriminado de animais para fabricação de supérfulos. É bem interessante este contraste nas salas do Castelo, entre o pensamento antigo, dos antepassados que eram caçadores e a tendência atual da não matança de animais. Mas também é meio estranho e por vezes agressivo, especialmente as salas com animais empalhados.

Emfim, Chambord é o maior castelo do vallé de la Loire. Seu antigo dono, François I era fã de Da Vinci e foi ele quem convidou Leonardo para morar no Amboise (onde Monna Lisa foi pintada, btw), cidade próxima à Chambord. É provável que Leonardo tenha desenhado o primeiro projeto do Castelo, inclusive a famosa escada central, onde as pessoas que descem não tem contato com as que sobem e que foi desenhada com o objetivo de alguns políticos e embaixadores irem e virem do Castelo sem se encontrarem. Mas isso não foi históricamente comprovado, existem apenas rascunhos que levam a crer. Este castelo começou a ser construído em 1519.

Os cursos começaram!

Realmente existem algumas vantagens em morar aqui na França e uma delas é a Educação. Mal cheguei aqui e já estou matriculada em 3 cursos, todos financiados pelo governo e eu pago apenas uma taxa de inscrição. Os cursos são dados nas Universidades e/ou escolas e dependendo do curso, você pode receber níves de diploma diferentes. Para ter esse benefício, basta você comprovar que mora em Paris. Eles não te pedem nem visto. Aliás, o próprio processo de visto me pareceu bem simples: fomos bem atendidos, num local "descente" (ao contrário da Itália...) e sem discriminação. O Leo não precisa fazer quase nada, porque é cidadão Europeu, mas para garantir o meu visto ele tem que se registrar também, como era nos demais países que moramos. Enfim, minha entrevista é dia 29 de novembro e parece que já saio de lá com visto. Tomara!