Vamos descobrir porque os Parisienses acham o estilo de vida deles o melhor do mundo!

Eu e Leonardo chegamos aqui em Paris no dia 12 de Junho de 2005 (Dia dos Namorados no Brasil) e, apesar jà termos visitado a cidade algumas vezes, não deixamos de nos impressionar com o seu astral e beleza. Moramos em diversos bairros durante 3 anos e meio e recentemente nos mudamos para os arredores de Paris, numa pacata cidade chamada Verneuil sur Seine. Estamos fora do Brasil desde junho de 2004 e desde então jà moramos em 4 paì­ses (Roma/Itàlia, Amsterdam/Holanda e Varsòvia/Polônia). Com a gente mora nossa filha Isabelle, umas das muitas felicidades que esse séjour na França nos deu. Frutos desse belo séjour na Europa também são os nossos lindos gatinhos: Tyskie, Merlot, Charbon, Sweetie, Dallas (Dalllinhas!), Daiquiri e Marie, todos da raça Maine Coon. Somos atualmente criadores de gatos dessa raça e nosso site é o www.mainecoonsauvages.fr. Somos muito felizes aqui, de bem com a vida, com os franceses e com as demais culturas que nos rodeiam. Ninguém é melhor do que ninguém e somos humildes o suficiente para reconhecer isso e entender/ respeitar a diferença - algo que todos reclamam não receber, mas que a maioria nunca deu em troca. E felizemente somos rodeados de pessoas que compartilham dessa mesma felicidade, pessoas que fazem do lugar onde estão a sua casa e vivem em paz. Somos responsàveis pelas nossas escolhas e por isso vivemos em paz com o que queremos e escolhemos. Pessoas de bem e felizes são sempre bemvindas no nosso blog e na nossa vida. Rancor, amargura, raiva e sequelas não são o tema desse blog e quem nos acompanha hà tempos jà percebeu isso. Portanto, have some fun! ;-)

mercredi, août 30, 2006

A galera do Curso de Francês da Sorbonne

Photo by Marina
Toda a turma: gregos, italianos, espanhòis, indianos, chineses, japoneses, coreanos, russos, ingleses, americanos... isso é o que eu me lembro, mas com certeza tem mais.

A galera do Curso de Francês da Sorbonne

Photo by Marina
A gelera do curso de Francês: Marina (BRA, SP), Dany (BRA, BA), Suki, que jà morou no Brasil e eu.

vendredi, août 18, 2006

Budapeste

No final de semana do dia 12/08 fomos pra Budapeste, capital da Hungria. Daqui de Paris são 2hs e 50 minutos de vôo e sò tem 4 empresas que fazem esse trajeto: a AirFrance, a Malev e as low fares SkyEurope e Wizzair. Budapeste é bem parecida com as demais cidades do Leste Europeu: tem a parte turìstica bem conservada, mas o resto nem tanto. A cidade, fora o centro històrico, é ainda rodeada de prédios da época do comunismo, cinzas e retangulares. O transporte é bem antigo e não muito conservado. Mas o cento històrico é bem agradàvel, tem uma bela arquitetura, especialmente o distrito de Buda, onde fica o Castelo. Nòs viajamos com nosso casal de amigos Oliver e Sonja, ele Austrìaco, ela brasileira. Eles moram na Austria e foram encontrar com a gente là. O Oliver é gourmet, somelier e todos os "ês" possìveis, logo, fomos privilegiados na gastronomia e conhecemos restaurantes muito bons. Almoçamos no Fule Mule, que é um restaurante Judeu, perto da Sinagoga, cuja especilidade é comida judaica, claro, mas também Hungara. Comi pela primeira vez carne de ganso com molho de cogumelos - olha, os cogumelos do leste Europeu são incomparàveis!!! Seja em Varsòvia, Praha ou Buda... eles sabem fazer como ninguém. Neste mesmo dia jantamos no restaurantedo Hotel Four Seasons e comemos o melhor filé de pato (o famoso magret de canard) da nossa vida – pecados da carne. Fora as entradas, os vinhos e, é claro, os charutos do Oliver pra terminar a noite. Almoçamos também num restaurante Italiano simples, mas muito bom, em frente ao Hilton. Dentre os pratos hungaros mais famosos està o Goulasch (tipo um ensopado de carne, que também tem muito na Polônia) e o frango com pàprika. Visitamos também uma cave de vinhos bem interessate, no distrito do Castelo, que se chama Uri Borhàz. O vinho hungaro é bom! O que mais gostamos foi o Villanyi. Mas pra quem gosta dos vinhos doces, também tem bastante opção. Eh isso aì! Essa é nossa Budapeste e os demais comentàrios poderão ser vistos abaixo ds fotos.

Budapeste - Filmado by Leonardo, editado por Roberta

jeudi, août 17, 2006

Labirinto/Catacumbas do Castelo de Buda (Budavári Labirintus)


Cactus-Cola

Labirinto/Catacumbas do Castelo de Buda (Budavári Labirintus)


Os descobridores!

Labirinto/Catacumbas do Castelo de Buda (Budavári Labirintus)


Onde o Conde Dràcula jantava

Labirinto/Catacumbas do Castelo de Buda (Budavári Labirintus)


O Diretor

Labirinto/Catacumbas do Castelo de Buda (Budavári Labirintus)


O labirinto de 10 km embaixo do Castelo parece que foi usado pelos Turcos na Idade Média, com finalidade militar e posteriormente, no séc. 17, foi também usado Cave de vinhos. Na Segunda Guerra esta àrea serviu de abrigo. Hoje, apenas 1,5 km deste labirinto é usado para mostrar a pré-història da Hungria e da Europa, com réplicas prà là de desinteressantes. Eh ruim... mas parece que no café do Labirinto tem musica ao vivo durante o verão.

Budapeste, Buda - cenas cotidianas


Uma janela para Budapeste!

Budapeste, Buda - Cave de vinhos locais, chamada Uri Borhàz


Xuxu, o somelier.

Budapeste, Buda - Cave de vinhos locais, chamada Uri Borhàz


Vinhos Budapestianos... degustacão garantida.

Budapeste, Buda - Torre de Maria Madalena (Mária Magdolna Torony)


Hoje restam apenas ruìnas desta Igreja Franciscana do Sec. 13. Quase toda a Igreja foi destruìda durante a Segunda Guerra, mas a Torre foi posteriormente reconstruìda.

Budapeste, Buda - cenas cotidianas


O colorido das ruas

Budapeste, Buda - cenas cotidianas


Detalhes... nas casas normais, os detalhes chamam atencão. As janelas são o ponto alto desta arquitetura antiga e bem preservada.

Budapeste, Buda, Hilton


O Hilton, que fica no meio do centro historico, dentro das antigas muralhas da cidade do Castelo, esta inclusive listado como um dos pontos turisticos, pela sua localizacao e vista. Foi construìdo pelos comunistas (hehehehe)!

Budapeste, Buda - Vista de Peste e do Danùbio


O Danubio

Budapeste, Buda - Halászbástya


Muralhas do bairro do Castelo

Budapeste, Buda, Basìlica de Mathias (Mátyás Templom)


Essa Igreja fica ao lado do Hilton, no centro de Buda. Oficialmente chamada de Igreja da Nossa Senhora, foi popularmente chamada de Mathias, por causa do Rei Matthias Corvinus (Mátyás). Mas esta Igreja também tem uma història, por tras de sua beleza: foi cenàrio de vàrias coroações, incluindo a de Charles IV em 1916 e de dois casamentos do Rei Mátyás.

Budapeste, Buda, Ponte Chain (Lánchid)


Sei que estou sendo repetitiva, mas essa vista é demais! Esta ponte foi a primeira a cruzar o Danubio, contruìda entre 1842 e 1849. Os Austrìacos tentaram explodir a ponte durante o Império, mas... os explosivos falharam! Porém, 100 anos mais tarde, durante a Segunda Guerra, os Alemães conseguiram explodir-la. Mas a ponte foi rapidamente reconstruìda, para nossa felicidade.

Budapeste, Buda, Ponte Chain (Lánchid)


La Lumiére!

Budapeste, Buda, Ponte Chain (Szechenynyi Lanchid)


Beauté!

Budapeste, vista de Peste, o Parlamento (Országház)


Parlamento (Országház) durante a "hora màgica" (named by Sonja)

Budapeste, Buda, Ponte Chain (Szechenynyi Lanchid)


Et voilà!

Budapeste, Buda, Portão do Castelo (Várhegy)


Mirante no inicio da noite, vista da ponte Chain (Szechenynyi Lanchid), iluminada.

Budapeste, Buda, Portão do Castelo (Várhegy)


"Hora màgica", segundo a Sonja. Fomos tirar fotos sob a luz perfeita, na melhor hora do dia!

Budapeste - Buda de noite, Castelo (Várhegy)


Entrada do bairro do Castelos, ponto turìstico mais importante da cidade, onde ficam as maiores atrações, como: o Castelo Royal, Igreja de Mathias e os muros (Halászbástya). Toda essa àrea é patrimônio da UNESCO. Ao lado fica o Funiculaire (Sikló), que é um bonde usado para "subirmos" ao bairro. Mas também dà pra ir de escada, como em Montmartre. Este bonde existe desde 1870, mas foi destruìdo pelos Alemães na Segunda guerra e reconstruìdo depois, exatemente como era.

Budapeste - Buda, Hilton


Ruinas que fazem parte do edifcio do Hilton. Este pàtio é reservado para casamentos e festas.

Budapeste - Buda, Hilton


O pàtio do Hilton, o hotel que ficamos, no bairro do Castelo, nas margens do Danubio

Budapeste - Pier no Danube (Dunakorzó)


Entre as pontes Erszébet e Szabadság, fica o famoso "korzó", onde ficam vàrios hotéis famosos, cafés, restaurantes e também, é claro, uma excelente vista de Buda. Esta estàtua de Lazlo Marton fica entre o korzó e a linha de trem que segue ao longo do Danubio. O nome da estàtua é "Pequena Princesa", mas ela veste um chapéu de coringa! As interpretações ficam a critério de cada um... Apòs a estàtua, começa a Váci utca, rua que é famosa por ter vàrias lojas.

Budapeste - Cenas do cotidiano: metro


O metro, novinho hehehe... mas é o maior barato.

Budapeste - Parque da cidade (Városliget)


Budapestianos no Parque

Budapeste - Parque da cidade, o Városliget (Raul ao fundo, de costas)


Xuxu, o grande Diretor dos nossos filmes - eu apenas edito.

Budapeste - Cenas do cotidiano


Outro casamento, ma Igreja do Parque

Budapeste - Castelo de Vajdahunyad


Hoje é um Museu

Budapeste - Cenas do cotidiano


Casamento

Budapeste - Parque da cidade (Városliget)


Este parque foi feito para celebrar o Milênio Hungaro, em 1896 e inclui o Castelo de Vajdahunyad e um lago artificial.

Budapeste - Praça dos Héròis (Hősök tere)


Essas estàtuas na rua Andrássy, que lembram Berlin, foram construìdas para comemorar o milésimo aniversàrio da conquista de Magyar. A coluna central està rodeada por 7 personagens que representam os lìderes das 7 tribos da Hungria.

Peste!


As "gatinhas"....

Budapeste - Choppinho bàsico...


Xu e Oliver: choppinho basico antes do almoço. Por sinal, almoçamos num restaurante Judeu, pra là de bom!

Budapeste: Vista de Buda


Citadella

Budapeste, em frente ao Parlamento


Anexo ao Parlamento

Budapeste, à caminho do Parlamento - Imre Nagy (Nagy Imre Szobor)


Por toda a cidade existem estàtuas em bronze, que imitam personagens, pessoas. Esta aì foi uma homenagem à Imre Nagy, antigo Primeiro Ministro da Hungria, logo antes do levante de 1956. Nagy, que tentou introduzir um comunismo mais "relax" no paìs (tentando se livrar do domìnio Soviético) se refugiou na embaixada da Yuguslàvia depois da revolução, mas foi preso em seguida e executado 2 anos mais tarde. Ele é considerado um héroi nacional.

Budapeste


Antiguidade. Assim como muitas cidades do leste europeu, Budapeste também sofreu bastante durante a Segunda Guerra. Parece que cerca de 250 mil judeus, que foram confinados no guetto de Budapeste, morreram logo apòs a ocupação Alemã em 1944. Apesar disso, Budapeste é a capital européia que tem mais cidadãos judeus nos dias de hoje. Entre 1950 e 1960, a capital foi controlada pelo regime Soviético. E mais tarde pelo regime Socialista, que durou até 1989, ano da queda do muro de Berlin. Aliàs, Budapeste era uma das cidades-fronteira entre o mundo ocidental e oriental, na época, os chamados bloco capitalista e bloco comunista.

Budapeste


Praça

Budapeste em poucas palavras...


O bizarro, o estranho, o sobrenatural: palavras em hùngaro!

Budapeste - Ruas de Peste


Os novos Budapestianos

Budapeste - Basilica de São Estevão (Szent István Bazilika)


Catedral (1851) e Oliver

Budapeste - Szechenynyi Lanchid


Ponte

Budapeste


Vista do Danubio

mercredi, août 16, 2006

Budapeste - Szechenynyi Lanchid


A gelera: Sonja, Xu e Oliver, em busca do café da manhã perfeito. Achamos, em Peste, no restaurante do Four Seasons. Foi bom.

Budapeste - Castelo de Buda (Budavári Palota)


Apòs cruzar o Danubio, vemos o Castelo de Buda.