Vamos descobrir porque os Parisienses acham o estilo de vida deles o melhor do mundo!

Eu e Leonardo chegamos aqui em Paris no dia 12 de Junho de 2005 (Dia dos Namorados no Brasil) e, apesar jà termos visitado a cidade algumas vezes, não deixamos de nos impressionar com o seu astral e beleza. Moramos em diversos bairros durante 3 anos e meio e recentemente nos mudamos para os arredores de Paris, numa pacata cidade chamada Verneuil sur Seine. Estamos fora do Brasil desde junho de 2004 e desde então jà moramos em 4 paì­ses (Roma/Itàlia, Amsterdam/Holanda e Varsòvia/Polônia). Com a gente mora nossa filha Isabelle, umas das muitas felicidades que esse séjour na França nos deu. Frutos desse belo séjour na Europa também são os nossos lindos gatinhos: Tyskie, Merlot, Charbon, Sweetie, Dallas (Dalllinhas!), Daiquiri e Marie, todos da raça Maine Coon. Somos atualmente criadores de gatos dessa raça e nosso site é o www.mainecoonsauvages.fr. Somos muito felizes aqui, de bem com a vida, com os franceses e com as demais culturas que nos rodeiam. Ninguém é melhor do que ninguém e somos humildes o suficiente para reconhecer isso e entender/ respeitar a diferença - algo que todos reclamam não receber, mas que a maioria nunca deu em troca. E felizemente somos rodeados de pessoas que compartilham dessa mesma felicidade, pessoas que fazem do lugar onde estão a sua casa e vivem em paz. Somos responsàveis pelas nossas escolhas e por isso vivemos em paz com o que queremos e escolhemos. Pessoas de bem e felizes são sempre bemvindas no nosso blog e na nossa vida. Rancor, amargura, raiva e sequelas não são o tema desse blog e quem nos acompanha hà tempos jà percebeu isso. Portanto, have some fun! ;-)

mardi, novembre 15, 2005

Nada de novo no Front!...

Realmente não tenho feito muita coisa diferente recentemente. Mas tenho observado. ;-)

O clima:

O Outono aqui está sendo bem diferente do que tivemos no ano passado em Roma. Lá tivemos muitas chuvas e ficamos dois meses sem ver a cara do céu, quanto mais do sol. Todos disseram que aqui era bem pior. Mas acho que, ou eu dei sorte, ou as pessoas não conheceram Roma. ;-) Até agora tivemos poucas chuvas, os dias alternam entre nublado e sol desde a entrada do outono. As folhas estão bem coloridas sim, mas estão custando a cair. Uma amiga minha daqui, que lê bastante sobre ecologia, disse que no Brasil as florestas também estão passando por fases estranhas, de seca e etc. E meus pais me dizem que até agora o calor ainda não chegou no Rio. O que é surpreendente porque normalmente ele já chega em setembro. Enfim, com todas as mudanças climáticas que o planeta enfrenta, nosso outono aqui está bem razoável, sem as chuvas chatas que nos impedem de sair. Mas em compensação semana passada o frio parece que chegou pra ficar. A temperatura durante o dia tem ficado entre 10 e 7 e esta semana, de acordo com a meteorologia, já teremos menos 2! Mas com algum sol.

Meu primeiro inverno em Paris me traz excelentes recordações.
Foi minha primeira visita a cidade e nós ainda morávamos no Rio. Passamos aqui 7 dias, durante o mês de fevereiro e pegamos temperaturas bem baixas e até alguma neve. Mas os dias estavam lindos, ensolarados, limpos, claros, nítidos. Quem vê nossas fotos não acredita no frio que estava. Logo, minha memória de Paris no inverno é essa, e é linda. Pois combinou as duas coisas que mais gosto: sol e frio. Espero e torço para que este ano seja assim. Parece que vai ser, já que nem no outono tem chuva.

Claro que os primeiros dias de inverno são sempre mais cruéis, pois até que a gente se acostume com o frio, nosso corpo sofre. Mas com o passar dos dias e o NÃO PASSAR do frio, vamos cada vez mais nos habituando, usando até menos roupa. Nosso corpo acompanha.

Em Roma tivemos, no ano passado, um inverno lindo. E o mesmo aconteceu em A'dam, onde apesar da neve contínua por 2 semanas, fazia sol por algumas horas, todos os dias.

Eu sou feliz com tudo que estamos vivendo nessa nossa temporada. Mesmo com todas as reclamações que faço em relação aos italianos, fui feliz lá, tive momentos ótimos. Adorei A'dam, gostei de Varsóvia (apesar dos problemas, tinham os amigos, o q era legal) e é claro, adooooooro Paris. Pra mim, não tem tempo ruim. Acho que, quando mudamos da nossa "casa" temos que ter muita paciência para entender o comportamento dos outros povos e também boa vontade para nos habituarmos – ver os fatos com olhar positivo, observador e não julgar. Muita gente não gosta dos franceses, mas eu até agora não tive qq problema. Por exemplo, duas vizinhas francesas semana passada puxaram assunto comigo (era a primeira vez q eu as via), foram super simpáticas e solícitas quando eu disse que havia chegado há 5 meses e que ainda não falava bem o francês. Sou bem tratada nos restaurantes e cafés, quando peço informação na rua, quando entro em lojas, quando uso algum serviço público e etc. Claro que a forma como eles te tratam é diferente da forma dos brasileiros, que é diferente da dos holandeses, que é diferente da dos americanos e etc. Mas isso é normal e não me importo, a gente tem que saber conviver com “não brasileiros”. E se por ventura alguém me trata mal, eu simplesmente entendo que isso tb acontece em qq lugar do mundo, inclusive no Brasil. Tento não levar isso para o lado pessoal, nem exagerar o incidente. Tento não achar que tudo o que me acontece de errado é culpar do jeito dos franceses ou do fato de eu ser imigrante. Estou bem feliz aqui e não tenho o menor medo ou receio de que isso irá mudar ao passo que me relaciono mais com os franceses. Acho que parte desse relacionamento depende muito de vc, de como vc se relaciona consigo mesmo (principalmente), do que espera do outro e do que passa para os outros. Eu nunca espero nada de ninguém e talvez por isso tenha muitas experiências boas e tb por isso tenha sido feliz em todas as nossas "paradas" na Europa. Tenho visto em blogs, chats e até no Orkut, muitos brasileiros infelizes por morarem aqui e em outros lugares da Europa. Mas acho que isso em parte, vem das expectativas que eles tem, normalmente muito grandes e irreais ou da sua disposição para aceitar pessoas diferentes deles, que vão trata-lo de forma diferente.
Eu procuro ter sempre muito otimismo quando me mudo para algum lugar e abro meu coração mesmo, para absorver o que vier. Bom humor, positividade e atitude são tudo nessa hora. E em todos os lugares que passamos, nunca me deixei abalar por pequenos acontecimentos. Sempre procurei enriquecer meu dia-a-dia e não me contaminar.

Muitos sabem da experiência que eu tive na Itália onde de fato posso dizer que fui tratada com falta de respeito desde quando cheguei, até a minha saída. Mas conheci italianos que me fizeram ver que nem todos eram iguais e meu dia-a-dia era contaminado por esses bons momentos e não pelos momentos difíceis. E de mais a mais, se a gente não está satisfeito com algum lugar, se nos sentimos tão infelizes, temos mais é que partir e buscar a felicidade onde quer que ela esteja. Nós estávamos incomodados com algumas atitudes dos italianos, por exemplo, e tentamos nos mudar de lá. De tanto tentarmos, uma hora conseguimos. Se não tivéssemos conseguido, voltaríamos para o Brasil, onde nos sentiríamos melhor. Mas durante o tempo em que ficamos lá eu aproveitei o que a cidade tinha de bom para me oferecer.

Aqui em Paris me sinto bem melhor, mais à vontade, fazemos programas que gostamos, não me sinto excluída, estamos fazendo amizades, estou estudando... enfim, nada posso reclamar. Tenho corrido atrás para acelerar meu francês, corri atrás para descobrir os cursos mais baratos, estou vendo como farei para validar meus diplomas.
Para dar certo, depende da nossa atitude positiva e pró-ativa também. É isso!